Em Vitória (ES), hospital atende demanda por transfusão de sangue

HEUE

Não existe substituto para o sangue. A ausência dele nas unidades de saúde pode atrasar procedimentos e até provocar o cancelamento de cirurgias.

“Além de manter o estoque em dia, a agilidade no processo de captação do sangue até o recebimento nos hospitais é primordial para salvar vidas”, observa Altemar Paigel, diretor técnico do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar,  em Vitória (ES).

É lá que funciona uma experiência que tem conseguido superar o desafio de garantir as transfusões necessárias para todos os pacientes atendidos na unidade.

A Agência Transfusional, em parceria com a equipe multidisciplinar, promove ações de conscientização, com objetivo de atrair pessoas dispostas a doar sangue e as encaminha para o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), onde as coletas são feitas. Depois, a equipe da agência leva o sangue para ser armazenado no hospital, garantindo as transfusões aos pacientes.

A demanda por transfusão é alta, segundo Paigel. Desde sua inauguração, em fevereiro de 2015, a Agência Transfusional realizou 1.781 transfusões na unidade.

De acordo com o diretor técnico, o compromisso do serviço é atender toda demanda da unidade. “A existência do serviço hemoterápico é uma conquista do Hospital Estadual de Urgência e Emergência. A atuação da Agência Transfusional ultrapassa a demanda assistencial, isso porque realizamos ações educativas com objetivo de incentivar a comunidade hospitalar a doar sangue. É importante ressaltar que um doador pode salvar até quatro vidas’’, destaca ele.

A Agência Transfusional do hospital é composta por uma médica hematologista, uma bioquímica, dois técnicos de enfermagem e quatro técnicos de laboratório.

O doador que precisar fazer uma doação para um paciente internado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência deve ir até uma unidade do Hemocentro do Estado do Espírito Santo e apresentar um documento original com foto, informando o nome do paciente que será beneficiado.