HRBA conquista certificação máxima de qualidade, inédita na região

Administrado pela Pró-Saúde, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) “Dr. Waldemar Penna”, em Santarém (PA), é a primeira instituição pública da Região Norte a conquistar uma das maiores e mais conceituadas certificações de qualidade do Brasil, a ONA III – Acreditado com Excelência. “A conquistaé resultado do esforço da Pró-Saúdepara implementar os processos, visando à qualidade e segurança do paciente. Aequipe do HRBA está de parabéns, poisa acreditação com excelência é motivode orgulho para todos nós”, comemora o diretor de Operações da Pró-Saúde, Danilo Oliveira da Silva. A certificação III, que é a Acreditação com Excelência, reconhece a cultura organizacional de melhoria contínua da gestão, revelando a maturidade da instituição em todas as suas dimensões, destacando-se a segurança do paciente e alta resolutividade médica. Depois de avaliação feita pela Fundação Carlos Alberto Vanzollini, que abrange critérios como qualidade, segurança e humanização no processo assistencial, a unidade foi contemplada com o certificado, que tem validade até dezembro de 2017. Para chegar ao nível de Excelência, o hospital passou por uma crescente evolução, iniciada em maio de 2008, quando a Pró-Saúde assumiu a administração e implantou um modelo moderno de gestão, reconhecido pelo Ministério da Saúde, conforme os padrões internacionais de administração hospitalar. Credenciado no Ministério da Saúde e habilitado a fazer captação de órgãos para transplante, o HRBA é referência em oncologia, neurocirurgia, traumatologia, cirurgia de alta complexidade e hemodiálise. O Hospital cobre uma região de 20 municípios, somando população superior a um milhão de pessoas. O HRBA é o único hospital SUS do Pará e da Região Norte a obter o ONA III. No Brasil, apenas 1,2% dos hospitais (entre públicos e privados) possuem a certificação máxima. No País, em um universo de oito mil hospitais aproximadamente, 100 possuem o título de Acreditação ONA III, e na Região Norte, apenas o Estado do Pará tem instituições acreditadas.

“Só hospitais alinhados às melhores práticas obtêm esta certificação. Isso significa para a nossa população que o Hospital Regional preza pela melhor assistência na qualidade em saúde ofertada pela medicina mundial”,enfatizou o diretor geral do HRBA,Hebert Moreschi.

ona

 

 

Mais reconhecimento

Em novembro de 2013, o HRBA foi certificado pelos ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino e Pesquisa – o primeiro do interior da Amazônia. Cerca de mil acadêmicos de diferentes cursos e universidades e mais de 56 profissionais participam da Residência Médica e Multiprofissional.