Instituto Estadual do Cérebro e Hospital Estadual Carlos Chagas, administrados pela Pró-Saúde, recebem Prêmio Dr. Pinotti 2015

Prêmio é o reconhecimento por trabalho em prol da saúde da mulher.

mulher e médico

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN) e o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC), ambos hospitais públicos do Rio de Janeiro, receberam o Prêmio Dr. Pinotti 2015 – Hospital Amigo da Mulher no último dia 27 de maio. O reconhecimento se deu pelo trabalho desenvolvido nessas unidades para ampliar o acesso e melhorias de qualidade no atendimento à saúde da mulher.

Os hospitais são administrados pela Pró-Saúde sob contrato de gestão com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. No IECPN, o gerenciamento é integral e, no HECC, a gestão é sobre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Concedido pela Câmara dos Deputados, o prêmio foi entregue pelas mãos de Eduardo Cunha, presidente da Casa, Luis Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro, e Mariana Pinotti, filha do médico José Aristodemo Pinotti.

Representando os hospitais, compareceram o diretor clínico do IECPN, Paulo Niemeyer Filho, e o diretor Geral do Instituto, José Donizetti Stoque. Também participaram a diretora Jurídica e de Filantropia da Pró-Saúde, Wanessa Portugal, e o diretor Operacional da entidade no Rio de Janeiro, Jocelmo Pablo Mews.

“O Instituto Estadual do Cérebro acumula importantes conquistas para a população. Vem sendo administrado pela Pró-Saúde e sua gestão beneficia, principalmente, as mulheres, uma vez que a incidência de doenças neurológicas é maior no público feminino”, destacou Paulo Niemeyer Filho.

O IECPN é especializado em neurocirurgia de alta complexidade, voltado para o tratamento de doenças neurocirúrgicas, com atendimento exclusivo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o HECC foi fundado em 1937 e atingiu a marca de mil cirurgias bariátricas, atendendo moradores de 30 municípios do estado do Rio de Janeiro pelo SUS.

O Prêmio
Com edições anuais e abrangência nacional, o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem destaque especial pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher.

O prêmio homenageia o médico ginecologista José Aristodemo Pinotti, que se destacou por promover políticas voltadas às mulheres nos diversos cargos públicos que ocupou, como deputado federal e secretário de Saúde de São Paulo.

A entrega é realizada sempre no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.