Pró-Saúde assume UPAs no Triângulo Mineiro

No início do ano, a Pró-Saúde iniciou a gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante e São Benedito, ambas em Uberaba.

capture-20150622-165537

A Pró-Saúde participou do chamamento público do Município de Uberaba, em 2014, para gerenciar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Mirante e São Benedito e o novo hospital, que está em construção. O contrato entre a Prefeitura e a entidade foi assinado em novembro. Em 1º de janeiro de 2015, a Pró-Saúde assumiu a gestão das duas UPAs e trabalha, em consonância com a prefeitura, para finalizar o projeto do hospital. A obra do edifício que abrigará a unidade hospitalar tem sido tocada pela prefeitura, enquanto a entidade cuida da compra de equipamentos e contratação de pessoal. “O município é um dos polos regionais de saúde em Minas Gerais. Por isso, precisa de uma instituição de referência na área, capaz de receber pacientes da região e alguns provenientes dos estados de São Paulo e Goiás”, explica Enylo Faria, diretor Operacional do projeto.

 

upa sao benedito (1)

 

Implantação gradual

O hospital entrará em operação de maneira gradual, em três fases. A cada uma delas serão postos em atividade 40 leitos de clínica médica e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, a capacidade será de 30 pacientes na UTI e 120 na clínica médica. Estão previstos, além disso, serviço de pediatria e cirurgias de pequeno e médio portes. Faria explica que, num primeiro momento, o hospital receberá pacientes encaminhados por outras unidades, sem o funcionamento de uma emergência. De acordo com as necessidades observadas, poderão ser implementados serviços de pronto socorro e SAMU.

Pacientes aprovam UPA

Desde janeiro, já foram realizadas nas UPAs Mirante e São Benedito melhorias no processo de acolhimento de pacientes e classificação de risco, além de reparos na estrutura, reestruturação de equipamentos e contratação de pessoal. Além disso, foi implantada a padronização para aquisição de materiais e medicamentos, conforme Regulamento de Compras aprovado pela Secretária Municipal de Saúde.