Pró-Saúde passa a administrar unidades de saúde na Bahia e no interior de São Paulo

Salvador (BA), agora conta Hospital Alayde Costa e UPA Escada com mais um hospital e duas UPAs administrados pela instituição, que também passa a ser a responsável pelos dois principais serviços de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde de Sumaré (SP)

page

Hospital Alayde Costa e UPA Escada

A Pró-Saúde iniciou, em setembro deste ano, a gestão do Hospital Alayde Costa e da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA III), no bairro de Escada, em Salvador (BA). Através de Contrato de Locação entre a Pró-Saúde e o IEST (Instituto de Educação Saúde e Tecnologia), a entidade firmou parceria com o Governo do Estado da Bahia (SESAB), para oferecer serviços de saúde à população.

Com 60 leitos de internação para atendimento a pacientes crônicos e uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo Adulta) com 20 leitos, o Hospital Alayde Costa possui um perfil assistencial predominantemente de pacientes oriundos do SUS (Sistema Único de Saúde). A UPA tipo III, também gerida pela Pró-Saúde, compõe uma rede organizada de atenção às urgências clínicas, pediátricas e ortopédicas.

UPA Valéria

Ainda em Salvador (BA), em março deste ano foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Valéria. A Pró-Saúde venceu a licitação para administrar a unidade, que possui uma área de 1.500 m² e conta com 207 colaboradores e 24 leitos de observação, sendo oito masculinos, oito femininos e oito infantis, e quatro de estabilização (sala vermelha). Entre os serviços oferecidos pela unidade, estão atendimento clínico, pediátrico e de traumato-ortopedia, apoio diagnóstico e terapêutico em radiologia, eletrocardiograma, laboratório de análises clínicas e ultrassonografia, além de procedimentos de odontologia 24 horas.

Pró-Saúde assume unidades em Sumaré

A Pró-Saúde assumiu a gestão integral de duas unidades de saúde na cidade de Sumaré, SP — a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do Jardim Macarenko e o Pronto Atendimento (PA) do Matão. Esses são os dois principais serviços de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde e atendem 100% pelo SUS, com convênio com os governos Federal, Estadual e Municipal.

A UPA conta com nove leitos de observação masculina, nove leitos de observação feminina, seis leitos de cuidados semi-intensivos, seis leitos pediátricos e dois leitos de Ginecologia e Obstetrícia. Com quatro leitos de observação, o PA possui Clínico Geral e Pediatria. “Temos certeza que o novo modelo vai trazer um atendimento melhor aos pacientes, permitindo que a Prefeitura foque sua atenção em outras áreas, como a Saúde Básica e Preventiva. E, pela experiência da Pró-Saúde, acreditamos que haverá tranquilidade neste momento de transição”, afirmou a prefeita de Sumaré, Cristina Carrara.