Abril/Maio/Junho
de 2006
NÚMERO 50
ANO 5

PRINCIPAL

SALA DE ESPERA
SAÚDE GERAL
EDITORIAL 
ENTREVISTA
CAPA
REPORTAGENS
-INVESTIMENTO
-RH
-SAÚDE PÚBLICA
PRÓ-NOTÍCIAS
CRÔNICAS MÉDICAS
EM ÚLTIMA ANÁLISE
EXPEDIENTE
EDIÇÕES ANTERIORES
FALE CONOSCO
ARTIGOS
-QUALIDADE
-MOTIVAÇÃO
-INTERFACE
-MARKETING
-RH
-SAÚDE PÚBLICA
-ADMINISTRAÇÃO
-CUSTOS
-JURÍDICO

Clique para ampliar

 














































EDITORIAL

AS RAZÕES DA CONQUISTA

Mesmo em pleno mês da Copa do Mundo de futebol, as conquistas importantes não ficam só na área esportiva. No início de junho, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, recebeu o Prêmio Nacional de Gestão em Saúde, outorgado pela Associação Paulista de Medicina e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Quando saiu a notícia do prêmio, a matéria sobre o perfil do hospital, publicado nesta edição de Notícias Hospitalares, já estava pronta para rodar em gráfica. Por isso, para não prejudicar os prazos de edição, a informação não consta da matéria. Mas, pela reportagem é possível deduzir porque o HC fez jus ao prêmio, depois de apostar na qualidade e na descentralização administrativa como forma de aprimorar a gestão. Você vai conhecer os motivos e caminhos seguidos para se chegar à conquista.

Também nesta edição, estão relacionados os doze municípios brasileiros acima de 100 mil habitantes, a maioria do Nordeste, que se destacaram no Programa de Saúde da Família (PSF), a partir de critérios do Ministério da Saúde. Essas cidades terão não só a honra de fazer parte de uma lista nobre como dividirão verbas adicionais de R$ 6 milhões de reais. Outros assuntos, como saúde pública, gestão da qualidade e relacionamento com o cliente, alimentam as páginas de Notícias Hospitalares deste mês.

Em plena época em que os olhos e atenções estão voltados para um torneio esportivo, a gente não deve esquecer que as coisas continuam acontecendo e a vida não pára. E mesmo com toda torcida pelo hexa, a nossa maior conquista vai ser no dia em que pudermos comemorar não só um campeonato, mas sermos também um dos melhores na saúde. Sem dúvida, será motivo para sair às ruas comemorar.

Delamar da Cruz
Editor