Abril/Maio/Junho
de 2006
NÚMERO 50
ANO 5

PRINCIPAL

SALA DE ESPERA
SAÚDE GERAL
EDITORIAL 
ENTREVISTA
CAPA
REPORTAGENS
-INVESTIMENTO
-RH
-SAÚDE PÚBLICA
PRÓ-NOTÍCIAS
CRÔNICAS MÉDICAS
EM ÚLTIMA ANÁLISE
EXPEDIENTE
EDIÇÕES ANTERIORES
FALE CONOSCO
ARTIGOS
-QUALIDADE
-MOTIVAÇÃO
-INTERFACE
-MARKETING
-RH
-SAÚDE PÚBLICA
-ADMINISTRAÇÃO
-CUSTOS
-JURÍDICO

Clique para ampliar

 














































 

NOTÍCIAS

Pró-Saúde assume gestão de mais 565 leitos


Em maio, a Pró-Saúde assumiu a gestão de três novos hospitais: Hospital Regional do Sudeste do Pará, Santa Casa de Misericórdia de Limeira (SP) e Hospital Casa de Portugal, no Rio de Janeiro, num total de 565 novos leitos. Veja abaixo, as características de cada uma das novas unidades.


Hospital Regional do Sudeste do Pará

A Pró-Saúde foi a entidade vencedora para o gerenciamento do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá (PA), pertencente ao governo daquele estado. A Pró-Saúde obteve a maior pontuação na avaliação técnica entre todas as propostas recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde, conforme edital publicado no Diário Oficial do Pará do dia 17 de maio. No projeto do hospital está prevista a oferta de cerca de 105 leitos, sendo 77 de internação, 24 nas unidades intensivas adulta, neonatal e pediátrica, e quatro no berçário patológico. O Pará foi o estado pioneiro na implantação do modelo de gestão por Organização Social de Saúde na região Norte. O mesmo conceito gerencial foi implantado no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, localizado em Belém, também pertencente ao estado, e que integra, juntamente com o Hospital do Sudeste, o chamado Programa Hospitais Regionais.

Hospital Casa de Portugal
Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Pró-Saúde assumiu a gestão do Hospital Casa de Portugal, localizado no bairro do Rio Comprido, zona Norte da cidade. A unidade conta com cerca de 100 leitos.

Santa Casa de Misericórdia de Limeira

A Pró-Saúde assumiu em maio a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, no interior de São Paulo. O hospital possui 1.127 funcionários, cerca de 360 leitos e capacidade para atender em torno de três mil pacientes por mês. Fundado em 1974, a Santa Casa é um hospital regional terciário, com atendimento em UTI neonatal, infantil, geral e cardiológica, tratamento do câncer cirúrgico, transplante de medula, rins, córnea e tratamento de queimados. Para os próximos anos, a irmandade responsável pelo hospital pretende completar o estágio para hospital quaternário a fim de, além dos atendimentos atuais, também ser incluído no ensino e pesquisas médico-científicas. Limeira já foi conhecida como a “Capital da Laranja”, está localizada a 150 km da cidade de São Paulo e possui uma população de cerca de 270 mil habitantes.

Hospital busca título de Amigo da Criança

O Hospital Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, em Cubatão (SP), administrado pela Pró-Saúde, iniciou os processos para obter o título de Hospital Amigo da Criança, outorgado pelo Unicef e Ministério da Saúde. Para obter o título, o hospital deve seguir dez passos que incentivam o aleitamento materno e contribuem para o parto humanizado. Para cumprir as dez etapas do projeto, os funcionários estão passando por cursos de sensibilização. “Estamos trabalhando para atingir nossa meta”, afirmou a nutricionista Lívia Nogueira Campos, que participa da co-missão que coordena o projeto, formada também por enfermeiros e médicos.

Pró-Saúde assume gestão de mais 565 leitos
Em maio, a Pró-Saúde assumiu a gestão de três novos hospitais: Hospital Regional do Sudeste do Pará, Santa Casa de Misericórdia de Limeira (SP) e Hospital Casa de Portugal, no Rio de Janeiro, num total de 565 novos leitos. Veja abaixo, as características de cada uma das novas unidades.

Cubatão: busdoor divulga boa avaliação de hospital

Durante duas semanas foi veiculada em ônibus de Cubatão (SP) uma mensagem sobre o o Hospital Dr. Luiz Camargo, administrado pela Pró-Saúde. Na mensagem, conhecido no jargão publicitário como busdoor e impresso na janela traseira dos coletivos, é ressaltado que o hospital foi considerado o melhor da Baixada Santista em pesquisa feita em janeiro pelo jornal A Tribuna. A veiculação foi feita entre 1 e 17 de abril em dez ônibus da Viação Piracicabana, que circula também em outras cidades do litoral, como Guarujá e Santos. O Hospital Dr. Luiz Camargo é administrado pela Pró-Saúde desde 2003.

“Gerenciamento de Enfermagem” é promovido em SP
O Departamento de Cursos da Pró-Saúde promoveu, em maio, em São Paulo, o curso “Gerenciamento de Enfermagem”. A turma foi de cerca de 60 alunos.

 

Roraima: hospital implanta Parto Pré-Amparado

O Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista (RR), administrado pela Pró-Saúde, está implantando o projeto Parto Pré-Amparado. A idéia surgiu quando da implantação do parto humanizado no hospital, que dá à gestante, entre outros, o benefício de ter um acompanhante, geralmente o pai, durante todo o período de permanência na maternidade, incluindo o momento do parto. Observou-se que havia a necessidade de uma assistência mais ampla.
“O casal não precisava apenas estar junto nesse momento tão importante, mas estar preparado para vivenciar de forma benéfica para os três, mãe, pai e bebê, essa experiência tão sublime que é o nascimento de um novo ser humano”, comenta Dídia Carneiro Medeiros, coordenadora do projeto. Dessa forma surgiu o Parto Pré-Amparado. São quatro objetivos básicos: melhorar a qualidade de vida da gestante, favorecer o momento do parto, diminuir o tempo de recuperação no puerpério e estreitar o vínculo familiar.
Com o apoio dos profissionais já existentes no Centro de Referência à Saúde da Mulher do hospital (psicólogos, técnicos, nutricionistas, auxiliares, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros) foi possível implantar um projeto multiprofissional e cuidar da gestante de forma biopsicossocial. Foi criado o setor de Fisioterapia, em que a gestante “trabalha” as modificações físico-funcionais pelas quais passa.
“Isso é feito por meio de exercícios cinesioterapêuticos, direcionados para cada momento gestacional e específicos para cada caso, pois trata-se de gestações de alto risco, por motivos diversos: idade, glicemia, pressão etc. Busca-se fazer com que esse período transcorra o mais próximo da normalidade”, explica Dídia.
Exercícios respiratórios auxiliam no controle da dor durante o parto, ajudando a relaxar, aumentando a concentração e garantindo que todos os músculos estejam recebendo oxigênio necessário às exigências do trabalho de parto. A cinesioterapia respiratória também melhora a ventilação pulmonar alterada pela dificultada mobilidade do diafragma, devido ao volume abdominal, diminuindo assim a dispnéia comum à gestação. São feitos ainda alongamentos, fortalecimentos e correções posturais. “O projeto conta com a total participação do pai, que se mostrando solícito, aprende a fazer massagens que minimizam desconfortos musculares”, diz a coordenadora.

Creches promovem festa junina
Os Centros Municipais de Educação Infantil Jardim Eliane e Jardim São Jorge, em São Paulo, administradas pela Pró-Saúde desde 1998, promoveram suas tradicionais festas juninas. Ao todo são 350 crianças assistidas nas duas unidades


Pró-Saúde participa de congressos em Belo Horizonte e Campinas

A Pró-Saúde participou em maio de dois importantes eventos. De 4 a 6 de maio, esteve presente no 23º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte (MG), onde manteve um estande para apresentação de seus produtos durante a 22ª Feira para o Desenvolvimento de Municípios que ocorreu paralelamente ao congresso (foto). Na mesma semana, esteve presente com um estande no 15º Congresso de Santas Casas e da Mostra de Serviços Hospitalares, em Campinas (SP).

topo