Abril/Maio/Junho
de 2006
NÚMERO 50
ANO 5

PRINCIPAL

SALA DE ESPERA
SAÚDE GERAL
EDITORIAL 
ENTREVISTA
CAPA
REPORTAGENS
-INVESTIMENTO
-RH
-SAÚDE PÚBLICA
PRÓ-NOTÍCIAS
CRÔNICAS MÉDICAS
EM ÚLTIMA ANÁLISE
EXPEDIENTE
EDIÇÕES ANTERIORES
FALE CONOSCO
ARTIGOS
-QUALIDADE
-MOTIVAÇÃO
-INTERFACE
-MARKETING
-RH
-SAÚDE PÚBLICA
-ADMINISTRAÇÃO
-CUSTOS
-JURÍDICO

Clique para ampliar

 














































SAÚDE GERAL

>>WEB
>>OAB
>>LÁ E CÁ 1

>>LA E CÁ 2
>>IMAGEM
>>REI
>>MÉDICOS
>>LESTE

WEB

Em três anos, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) capacitaram seis mil profissionais pela internet.
O curso, que engloba avaliação de serviços, licenciamento sanitário e acreditação, dura de 8 a 12 semanas e é gratuito. As inscrições podem ser realizadas no site da ONA (www.ona.org.br).

OAB

O deputado federal do Rio de Janeiro, Carlos Nader, está sugerindo ao Ministro da Saúde a cria-ção do Hospital Público Federal do Sul Fluminense.
Na sugestão não definiu a cidade em que será instalado o hospital.
Segundo o parlamentar, o hospital “se faz urgente em razão da população ter que se deslocar grandes distâncias para tratamento de doenças graves”.

Índice

LÁ E CÁ 1

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) o número de laboratórios no país subiu 41% nos últimos cinco anos.
A entidade tinha 12 mil empresas cadastradas em 2002 e são agora 17 mil.
No entanto, o aumento real é menor, já que, como mesmo re-conhece a SBAC, cerca de 1.400 laboratórios fecharam as portas nesse mesmo período.

Índice

LÁ E CÁ 2

O número de exames é de cerca de 10 milhões mensais.
A grande procura é por exames cardíacos e marcadores tumorais, como os de próstata.
Ao mesmo tempo, os laboratórios vêm entrando num processo acelerado de fusões e aquisições, similar ao que já ocorreu nos EUA.

Índice

IMAGEM

O Hospital Nossa Senhora de Lourdes, em São Paulo, é o primeiro do Brasil a adotar o sistema film less para exames radiológicos.
Os pacientes receberão todos os resultados e imagens de exames num CD, sem papel e chapas.
O investimento total, que inclui novas tecnologias de digitalização de imagens de exames radiológicos, foi de R$ 1,5 milhão.



Índice

REI

Curitiba ganhou em abril um novo centro de tratamento e pesquisa voltado para crianças e adolescentes.
Foi inaugurado a sede própria do Instituto Pelé Pequeno Príncipe, com a presença do patrono. O instituto está ligado ao Hospital Pequeno Príncipe, da mesma cidade.

Índice

MÉDICOS

A partir de agora, os hospitais públicos e privados paulistas são responsáveis por verificar a habilitação legal dos médicos contratados.
A resolução nº 139 do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) foi publicada em 21 de abril no Diário Oficial e diz, entre outras coisas, que os cadastros das equipes médicas devem ser atualizados até 21 de julho.
Caso exista alguma suspeita de exercício ilegal da medicina, os responsáveis pelo hospital devem comunicar isso imediatamente com o Cremesp.

Índice

LESTE

Fabricantes brasileiros de equipamentos médico-hospitalares querem aumentar exportações para Rússia e países do Centro-Europeu.
Uma missão comercial, formada por associações de exportadores viajou em maio para aquele país e para a Romênia.
O objetivo foi introduzir os produtos brasileiros num mercado de cerca de US$ 1,4 bilhão por ano.

Índice